sábado, 6 de fevereiro de 2010

A pechincha e a distribuição de renda!

Desde que estive na China incorporei definitivamente a prática da pechincha. Lá chega a ser exagerada a coisa. Se te dão o valor de 50 para um determinado produto, pode pechinchar que ele sairá por 5. É cultural e a negociação é uma maneira fundamental de interação social.
Agora não tem uma conta que me apresentem que eu não peça o descontinho. E não é que funciona! Só essa semana, na feira, na assistência técnica, no farol e no sebo eu devo ter economizado uns 20 reais. (pechinchar no Wall Mart não funcionou)
Mas aí eu fiquei pensando: esse valor de 20 reais que ficou pra mim, obviamente, não ficou pra eles; e talvez eles precisem mais do que eu... "ai Deus, classe média ou alta pechinchando é contra a justiça social!" pensei eu. (pois é, de vez em quando eu chego a estas conclusões radicais e não tem jeito)
Mas não vou deixar de pechinchar porque já virou hábito. Sabe o que eu resolvi fazer?
Agora eu dou o lucro da minha pechincha para os artistas de rua. Olé!!!!

0 comentários: